Resumo da edição nacional de 2011

A edição de 2011, ocorreu entre os dias 13 e 15 de maio. Desta vez, o intuito era selecionar o time que representaria o Brasil na edição internacional de 2011 no Irã.

O número de participantes na fase nacional aumentou de 10, em 2010, pra 18, em 2011. A cerimônia de abertura ocorreu na Escola Politécnica da USP e os PFs, na UNIP novamente. Durante a cerimônia de abertura, houve o sorteio das chaves, só que, devido ao aumento do número de PFs acontecendo simultaneamente, o número de times cabeças-de-chave foi para cinco. Todos os PFs da sala 1 foram transmitidos online pela TV WEB (totalizando 3 PFs classificatórios), sendo que ocorriam cinco PFs ao mesmo tempo em diferentes salas.

Dessa vez eu fui melhor que no ano anterior (ainda bem…), mas ainda falei algumas abobrinhas, o que eu posso fazer?…

No fim das contas, os três times que mais pontuaram foram para o PF final e todos esperaram ansiosamente (de novo) pela a cerimônia de encerramento para saber o ranking final e quais eram os times medalhistas (o número de medalhistas aumentou devido ao aumento no número de participantes).

Os medalhistas:

  1. The Inverted Arrow of Time (ouro) – apresentou problema No. 2 no PF final
  2. Gatos de Schrödinger (prata) – apresentou problema No. 5 no PF final (disse que o nome tinha melhorado de 2010 para 2011… pelo menos eu acho que melhorou…)
  3. Alfa Leonis (prata) – apresentou problema No. 3 no PF final
  4. Leviatã (prata)
  5. Zero Kelvin (Bronze)
  6. Quark S (Bronze)
  7. M42 (Bronze)
  8. Ajax (Bronze)
  9. Umidade Zero (Bronze)
  10. Lépton (Bronze)

Vídeos da cerimônia de abertura podem ser encontrados no YouTube e algumas fotos podem ser vistas no 4shared. Vale a pena também conferir o booklet de 2011 do torneio nacional, os problemas traduzidos, o regulamento de 2011 e o artigo na wikipédia com mais detalhes da edição desse ano.

No final da edição, cinco alunos (dois do 1º lugar e um dos 2º, 3º e 4º lugares) foram selecionados para a fase internacional no Irã. Segue a lista em ordem alfabética:

Informações sobre a delegação brasileira e o decorrer da fase internacional de 2011 virão em outro(os) post(s).

Algumas outras postagens que eu achei por aí sobre o IYPT Brasil 2011:

Se alguém souber de mais alguma matéria relacionada, coloque nos comentários para atualização do post.

P.S: Abaixo, uma foto do que acontece entre um dia e outro de PFs (olha que ele nem tinha dormido às 3 da manhã e acordado às 5 pra arrumar as apresentações e estudar que nem eu).

Wake up!

Um comentário sobre “Resumo da edição nacional de 2011

  1. […] IYPT, o Brasil selecionaria uma equipe para mandar para a edição que seria realizada no Irã. O IYPT Brasil 2011 teve seus pontos épicos e acho que todos devem se perguntar até hoje se “chama é […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s