Está aberto o IYPT 2013! (post atrasado)

Olá, pessoas!

Ainda estou postando vários vídeos no YouTube dos PFs e das besteiras que a gente fez lá na Alemanha! 😀 Isso significa que vários posts estão por vir. Além disso, depois que tudo tiver passado, espero conseguir alguma coisa da nacional de 2012 pra postar também no YouTube. Vi alguns links de outras equipes que também me pareceram interessantes, além de que falta muita coisa sobre 2011 e algumas fotos que de outras edições nacionais e internacionais que estão para serem colocadas na galeria do facebook. Enfim, várias coisas estão acontecendo ao mesmo tempo no mundo IYPT-maníaco.

Então… durante a internacional deste ano foram decididos os problemas do ano que vem, como de costume. Já tinha postado tudo isso na página do facebook, mas aqui vai… Como já se tinha uma prévia dos problemas que seriam selecionados e as reuniões do IOC foram mais para ajustar essa lista, o Ilya Martchenko já vinha trabalhando no primeiro draft do Reference Kit de 2013, o que significa que todo mundo já tinha de onde partir para pesquisa no momento em que os problemas foram liberados. A grande diferença deste ano é que o kit não tem mais aquelas perguntas sobre os problemas, já que aparentemente alguns jurados e alunos estavam as usando como guia de oposição ou de “o que deveria constar no relatório”, o que fere um pouco os princípios da competição. Aliás, depois vou postar sobre como submeter novos problemas e tudo mais, porque o Brasil tem quase nada sendo enviado :\.

Essa semana ainda, foram liberados o regulamento novo e a tradução dos problemas para a fase nacional do torneio (IYPT Brasil). A grande diferença em relação a 2012 é que as equipes que mandarem 3 dos 5 relatórios para fase classificatória ainda em novembro terão um bônus na nota final desta fase, o que pode até fazer alguma diferença para ser selecionado como cabeça-de-chave. Então, comecem a trabalhar o mais rápido possível!

Calendário do IYPT Brasil:

14 de agosto de 2012: Abertura das inscrições online
5 de novembro de 2012: Limite para envio do relatório preliminar (opcional, valendo bonificação na pontuação da Fase Classificatória)*
19 de fevereiro de 2013: Encerramento do período de inscrições
4 de março de 2013: Limite para o envio dos problemas da Fase Classificatória**
19 de março de 2013: Divulgação das equipes classificadas para o Torneio Nacional
31 de março de 2013: Limite para confirmação de participação no Torneio Nacional
Maio de 2013: Realização do IYPT Brasil
Maio a julho de 2013: Preparação intensiva do time brasileiro
Julho de 2013: Realização do 26º IYPT – Taiwan

*O relatório preliminar (opcional) deve conter a resolução inicial de 3 problemas e valerá uma bonificação de até 15% na Fase Classificatória.
**O relatório da Fase Classificatório deve conter a resolução de 5 problemas, que podem ser escolhidos independentemente dos enviados no relatório preliminar.
Ambos os relatórios devem ter a formatação indicada nos itens I.1-2 e serão avaliados conforme item I.5 do regulamento oficial.

Confesso que, lendo os problemas todo dia, fiquei até com vontade de começar a resolvê-los só por diversão e que estou com uma enorme inveja de todos vocês que ainda podem participar. Já me peguei quase abrindo meu caderno de anotações pra começar a escrever minhas ideias haha. De qualquer forma, boa sorte a todos e que venha mais uma geração do time brasileiro! Rumo a Taiwan!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s