Programas úteis para as resoluções

Depois de tanto tempo falando sobre coisas que aconteceram no torneio, hora de dar uma pausa para falar sobre a parte prática. A data de envio dos relatórios preliminares para o IYPT Brasil 2013 está chegando e deve ter bastante gente pensando em como resolver os problemas neste exato momento.

Saber utilizar ferramentas diversas no computador é muito útil na hora de montar sua pesquisa, especialmente para analisar os dados. Se você souber programar, melhor ainda, muita gente monta suas próprias simulações e programas de comparação e análise para facilitar a parte experimental, principalmente na fase internacional. Mas, mesmo que você não saiba programar, alguns programas podem ser bem úteis. Aí em baixo vai uma lista de programas que foram de certa ajuda nos últimos três anos.

  • Primeiro de tudo, o bom e velho Excel. Pode parecer besta, porque é um programa que todo mundo já usou pelo menos uma vez na vida, mas ele tem mais ferramentas do que você imagina. A ferramenta principal que ele oferece é a montagem de gráficos diversos e tabelas, mas se pode ir mais além. Dedicando algumas horas a montagem de uma planilha, dá pra conseguir uma que, com o simples preenchimento dos dados experimentais obtidos, lhe dê o erro e o desvio experimental, monte dispersões automáticas, compare automaticamente seu modelo matemático teórico com o dados experimentais e muitas outras coisas. Assim sendo, saber mexer no Excel e conhecer profundamente suas ferramentas e atalhos é fundamental para o IYPT.
  • Também tem o Mathematica. Ele é muito ruim pra montar tabelas, mas é excelente para uma variedade de outras coisas como simulações, dar “fits” experimentais, comparar teoria e experimento, fazer gráficos 2D e 3D, integrar e derivar expressões absurdamente grandes etc. Além disso, com um pouco de dedicação, ele é simples de usar, o que faz dele um software bem interessante para as resoluções.
  • Se você quer fazer uma simulação teórica de determinado fenômeno e mostrar a evolução de gráficos com movimentos, o Interactive Physics é uma boa pedida. Ele não é difícil de manipular e é muito bom principalmente para problemas de mecânica. Pode ser usado tanto para fazer previsões teóricas quanto para fazer simulações didáticas para as apresentações no fights.
  • Para análise de vídeo, o Video Point pode ajudar bastante, principalmente quando se precisa de zilhões de pontos para o gráfico experimental. A planilha pode ser exportada para o Excel depois e, assim, dá para configurar os gráficos experimentais com fit matemático, comparação entre diferentes situações etc.

Por enquanto é isso, depois vem mais postagens sobre situações legais do IYPT e talvez mais alguma coisa sobre a parte prática da preparação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s