Ana Caroline Mendes de Almeida

foto Ana Caroline

Ana Caroline (a única menina da foto) e sua equipe na abertura do IYPT Brasil 2012.

Participar do IYPT, como quase todos que me conhecem sabem, foi uma das experiências mais incríveis de toda a minha vida. Trabalhamos juntamente com toda a equipe, superamos desafios e obstáculos que nunca imaginei que conseguiria. Foram meses de trabalho intenso em que cada um de nós dava seu máximo e, assim, crescíamos bastante a cada dia, desde o início da preparação até o fim do torneio.

Vendo todo esse esforço, algumas pessoas nos repreendiam perguntando o que iríamos ganhar: se era dinheiro, computadores, dentre outros prêmios…

Quando descobriam que só teríamos a possibilidade de ganhar medalhas e uma vaga no torneio internacional, onde poderíamos “apenas ganhar outra medalha”, desprezavam. Não conseguiam entender a verdadeira magia do torneio.

Só quem já participou, conhece a sensação incrível e inigualável que se passa no seu decorrer. É uma tensão misturada com alegria, medo, realização, nervosismo e muito mais, onde a cada minuto as expectativas aumentavam. Ao término de cada rodada, vinha o alívio de uma etapa cumprida, e a ansiedade pelas próximas, sempre aprendendo mais e mais. E ao fim de tudo, o que esperávamos ganhar, claro, era uma boa colocação com medalhas, mas, o maior prêmio e recompensa, nós todos já tínhamos adquirido, era o conhecimento.

O IYPT é um torneio maravilhoso, que deixa muita saudade nos seus participantes, que passam inclusive a olhar o mundo com outros olhos, sempre procurando as explicações para tudo que veem, e imaginando novos possíveis problemas, o chamado efeito IYPT. E fica assim em nós a saudade, a vontade de aprender e crescer sempre mais e o desejo de um dia podermos passar por outras experiências tão ricas e engrandecedoras quanto esse maravilhoso torneio.

Ana Caroline Mendes de Almeida foi premiada no IYPT Brasil 2012.

*O depoimento acima foi retirado do booklet do IYPT Brasil 2013 e complementado pela autora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s