Daniel Fernando Pinto

eslo_010906_14

TIme brasileiro de 2006. Daniel Fernando é o terceiro da esquerda para a direita.

A minha história com o IYPT começou quando meus amigos de sala (do 3º ano do ensino médio da Escola Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos) me convidaram para a formação de uma equipe para o IYPT Brasil de 2006. Ao conhecer a estrutura do torneio, os problemas e a dinâmica dos Physics Fights, fiquei realmente animado, e, hoje, olhando para trás sinto muita saudade da maneira como eu e meus amigos (antes mesmo de ganharmos o torneio nacional) adquirimos uma união familiar. Era impressionante como a vontade de resolver os problemas, de mergulhar na Física e de conquistar o torneio nos uniu de uma forma que modificou nossas vidas. Ser a 1ª equipe de escola pública a vencer o torneio foi uma grande conquista para todos nós, e nos abriu muitas portas.

Tive a oportunidade de integrar a Equipe Nacional na Eslováquia, o que foi uma experiência única, pois tive contato com diversas pessoas e culturas diferentes, além da grande emoção de representar o Brasil em uma competição internacional.

O IYPT promoveu em mim características de liderança e pró-atividade, além de me auxiliar na habilidade de falarem público, algo que pude começar a desenvolver somente a partir do torneio. O IYPT não me deu apenas o desenvolvimento de habilidades e características importantes. Olhando para todo o retrospect, posso dizer que o IYPT, sem exagero nenhum, mudou minha vida.

Daniel Fernando Pinto foi membro da equipe brasileira no IYPT 2006, onde foi premiado com medalha de bronze, também sendo premiado no IYPT Brasil 2006. Hoje, ele é jurado do torneio nacional.

*O depoimento acima foi retirado do booklet do IYPT Brasil 2010.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s