Luciana da Costa Marques

Foto Luciana

Luciana (ao centro) com seu time no IYPT Brasil 2010.

Participar do IYPT em 2010 foi uma das coisas mais desafiadoras do meu colegial. No início, quando me convidaram para participar, eu pensava em apenas ajudar meus colegas nas pesquisas para formular as resoluções dos problemas; eu era tímida para apresentar trabalhos e também não sabia muito bem o que esperar do torneio, pois nunca tinha visto nada igual.

Mas quanto mais eu pesquisava, mais eu queria melhorar o que estávamos fazendo. Dividíamos as tarefas para podermos ser mais produtivos, só que todos nos ajudamos e crescemos juntos. E esse é um dos maiores desafios do torneio: o de trabalhar em equipe.

Foi impossível não me apegar ao que estava produzindo. Tanto que acabei criando coragem para simular apresentações como relatora para meus amigos, e não achei tão ruim tentar. A partir dali, nunca mais cogitei a ideia de pedir para outros colegas apresentarem em meu lugar. Estava decidida a enfrentar a minha insegurança.

De fato, fiquei muito nervosa durante os Physics Fights. Mas fiquei feliz por ter superado a minha dificuldade e conseguido fazer a apresentação para os jurados. Até acabei descobrindo que gosto de falar em público. E perceber que evoluí foi uma das melhores coisas que me aconteceram no torneio.

Outra coisa boa que adquiri foram amizades, com quem hoje infelizmente não mantenho tanto contato quanto antes, mas nunca vou esquecer como o companheirismo foi importante durante todo o tempo do torneio.

Por todos esses motivos, fiquei triste por só ter tido a chance de participar em meu último ano da escola. Mas é bom saber o torneio continua existindo, principalmente agora com o Brasil podendo mandar uma equipe para o torneio internacional. Desejo tudo o de melhor às equipes que derem continuidade ao IYPT.

Luciana da Costa Marques participou e foi premiada no IYPT Brasil 2010. Ela foi jurada da fase nacional no ano seguinte.

*O depoimento acima foi retirado do booklet do IYPT Brasil 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s