Luís Gustavo Costa Velani

Time brasileiro com o Guia que o torneio colocou a nossa dis

Time brasileiro de 2007 com o guia coreano. Luís Gustavo é o primeiro da direita para a esquerda.

Participar do IYPT 2007 foi uma experiência não somente enriquecedora e divertida. Foi um divisor de águas. Quando olho para trás em minha vida acadêmica, vejo que o IYPT foi crucial para romper definitivamente com qualquer barreira psicológica que eu pudesse ter. Participar do time internacional foi ter a certeza que qualquer um consegue atingir seus sonhos com trabalho e dedicação. Isso foi determinante nas conquistas que tive mais tarde.

É claro que não foi fácil: foram alguns meses de preparação, muito trabalho, conversas, discussões, retrabalhos… Mas esse período entre a vitória no torneio nacional e os PF’s em Seul foi talvez aquele em que eu mais aprendi em toda a minha vida.

Esse trabalho todo também serviu para que eu me tornasse um estudante muito mais disciplinado, muito mais focado em meus objetivos, e é claro que vou levar isso para toda a vida.

Lembro das tardes que passei desenvolvendo os problemas com saudade. Era uma delícia! Eu me sentia plenamente realizado, já que os problemas do IYPT são realmente mágicos: eles conseguem despertar nossa curiosidade, que logo se transforma em paixão.

Vale a pena citar que as experiências trazidas vão muito além das acadêmicas. Durante a viagem, fiz muitos amigos, conheci muitas pessoas diferentes, lugares… Um de meus sonhos é ver o IYPT sendo realizado aqui, a nível internacional. Acredito que, agora que está sob a chancela da Escola Politécnica da USP, isso seja muito mais fácil.

Aproveito para agradecer meus colegas no time internacional: Caio Perona, Camila Matias, Diego Ferri, Kenji Horimoto e principalmente ao professor Ricardo de Godoy, líder do time em 2007.

Bom trabalho a todos os participantes do IYPT 2010! Que venham mais conquistas brasileiras!”

Luís Gustavo Costa Velani foi membro da equipe brasileira no IYPT 2007, sendo premiado também no IYPT Brasil 2006 e IYPT Brasil 2007. Hoje, ele é jurado da competição nacional.

*O depoimento acima foi retirado do booklet do IYPT Brasil 2010.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s