Nicolau Gilberto Ferraro

Professor NIcolau Gilberto Ferraro no júri da final do IYPT Brasil 2011.

Professor NIcolau Gilberto Ferraro no júri da final do IYPT Brasil 2011.

Fui convidado para participar, como um dos membros do júri, da IYPT Brasil (Torneio Internacional de Jovens Físicos [Brasil]), realizado nos dias 11 e 12 de setembro [de 2010]. Este torneio está voltado para jovens matriculados no ensino médio, sendo diferente das demais olimpíadas porque trata de problemas abertos, sem solução específica. A competição é fundamentada em debates chamados” Physics Fights”, modalidade de avaliação desenvolvida na ex-União Soviética e, dada sua eficiência, adotada em todo o mundo.

Confesso que no primeiro dia do torneio estava ansioso pela responsabilidade de julgar trabalhos e debates que envolveram meses de pesquisas por parte das equipes. A minha ansiedade se desfez após os primeiros instantes e transformou-se em momentos de alegria ao constatar que as equipes estavam muito bem preparadas, apresentando seus trabalhos de modo extremamente profissional. Os estudantes pertencem a colégios, públicos e particulares, de vários estados do Brasil. Ao contrário do que se divulga, temos muitos estudantes inteiramente comprometidos em aprender e se desenvolver. Suas escolas e seus professores valorizam o mérito e os conteúdos, permitindo que seus alunos tornem-se pessoas criativas e questionadoras.

Um fator primordial para o sucesso do evento foi sua eficiente organização.

[…]

Encarem este desafio. A experiência adquirida com a participação é extremamente enriquecedora e muito importante para as conquistas futuras de suas vidas. Eu acredito na nossa rapaziada.

O Professor Nicolau Gilberto Ferraro é jurado do torneio nacional desde seu recomeço em 2010. Hoje, o troféu do 1º lugar do IYPT Brasil leva seu nome.

*O depoimento acima foi retirado do booklet do IYPT Brasil 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s