Sobre o blog

Descrição:

IYPT BR banner

Este blog visa disseminar informações sobre o IYPT, em especial no Brasil. Comecei a escrevê-lo no início de 2012 porque lembro que, quando estava entrando na competição em 2010, mal achava informações sobre o torneio: eu queria vídeos de PFs passados, soluções anteriores, ou mesmo diários sobre o que os times faziam de divertido na competição. Então, inspirada por blogs em estilo semelhante que eu havia visto das equipes de outros países com que entrei em contato, resolvi começar a escrever um que levasse também as informações da equipe e da seleção brasileiras. Assim, espero não só que o torneio ganhe força aqui dentro, mas que a imagem do Brasil se propague entre as outras nações participantes, mostrando que o IYPT também tem muita tradição por aqui, o que pode ser bastante importante na fase internacional.

Felizmente, hoje, vários materiais desse gênero para preparação podem ser achados pela internet e espero poder contribuir de alguma maneira escrevendo aqui sobre o que eu e outros participantes tiveram de experiência. Vale destacar que esse blog não tem qualquer relação que seja com a organização nacional ou internacional do torneio. Parte dos textos são escritos em português, já que um dos objetivos é ajudar pessoas participando do IYPT Brasil, e parte em inglês, já que o blog também conta com acessos de vários outros países. Se alguém tiver alguma coisa que queira compartilhar aqui, seria muito bem vindo. 🙂

Sobre a equipe do blog:

  • Bárbara Cruvinel Santiago (administradora)

DSC_9436Oi! Meu nome é Bárbara. Participei de várias olimpíadas ao longo do meu ensino médio, mas a que mais me chamou atenção foi o IYPT. Costumo dizer que, em 2010, eu me apaixonei por “resolver o insolúvel”, quando eu participei pela primeira vez do IYPT Brasil (fase nacional), já que o torneio no Brasil voltou a ser organizado em 2010 e a levar uma equipe para a fase internacional em 2011. Assim, participei e fui premiada na fase nacional de 2010 a 2012 e tive a honra de carregar a bandeira brasileira para o torneio internacional em 2011, quando nossa maior recompensa foi a grande bagagem cultural (afinal de contas, foi no Irã!), e em 2012, na Alemanha, quando trouxemos para casa a melhor medalha de bronze (com maior número de países deixados para trás) que o Brasil já tinha ganhado até então.

Mesmo tendo ganhado algumas coisas aqui e ali no IYPT, as experiências que o torneio me trouxe e as portas que ele me abriu (entre papers, projetos, viagens, conhecimento, muitos amigos especiais e diversas boas surpresas) foram bastante significantes na minha vida. Por isso, ainda mantenho esse blog vivo apesar de ter deixado a produção de conteúdo mais ao encargo do resto do pessoal. Depois do ensino médio, me formei em física em Yale University, passando pesquisa em física de partículas no CERN e em física atômica, molecular e óptica em Yale. Hoje, trabalho no grupo do LIGO no MIT desenvolvendo instrumentos para detecção de ondas gravitacionais.

  • Isabella Cruvinel Santiago (editora)

Foto Isa IYPT BROlá, leitor, meu nome é Isabella! Eu sou, atualmente, estudante da Fundação Getúlio Vargas. No decorrer do meu período escolar, eu apresentei certo gosto pelas ciências exatas e fui introduzida a algumas olimpíadas científicas, participando, porém, sem nenhum esforço excepcional. Em 2010, quando eu estava no 9º ano, minha irmã (autora desse blog) começou a participar do IYPT, uma competição científica curiosa que, diferente das outras, atraiu a minha atenção.

Durante dois anos, eu fiquei nos bastidores dos grupos da Bárbara auxiliando nos experimentos (escravidão) e assistindo os “physics fights” através da internet, até que, em 2012, ela me convenceu (convocou) a participar. Foi aí que eu me envolvi com o torneio, conheci pessoas extraordinárias, assisti e participei de discussões de alto nível, aperfeiçoei meu conhecimento sobre certos assuntos e fui cativada por todo o ambiente “iyptéico”. Infelizmente, por motivos pessoais, não participei da edição de 2013 (não cometa o mesmo erro), mas, ainda assim, fui assistir à nacional, e pretendo continuar prestigiando o evento enquanto puder.

Aqui no blog, meu papel principal é colaborar com as imagens e vídeos que eu venho fazendo já há alguns anos da competição, mas também vou ajudar com notícias da competição enquanto a Bárbara não estiver no Brasil. Espero que as postagens sejam sempre úteis e que consigamos atrair cada vez mais alunos para participar do torneio.

  • Vitória Barim Pacela (editora)

10697324_944054852290300_8332717339830866666_oOi! Sou a Vitória e, assim como a Bárbara e a Isabella, participei de olimpíadas científicas em diversas áreas do conhecimento durante o meu ensino médio. Contudo, infelizmente participei do IYPT Brasil apenas uma vez, em 2014, experiência – além das que fiz para os problemas do torneio – tão marcante que me deixou depressiva (Efeito IYPT) por alguns bons meses depois de seu término, já que eu simplesmente não tinha mais nenhum problema no qual trabalhar. Além de minha equipe ter sido premiada como melhor equipe cujos integrantes eram de escolas públicas, senti-me transformada pela visão mais aprofundada sobre a ciência e a área acadêmica que o IYPT me proporcionou.

Hoje eu estudo na Universidade de Helsinki (Finlândia) e, apesar de não poder mais participar do torneio, acompanhei a fase nacional em 2015 e pretendo me manter em contato com o evento. Busco deixar o blog atualizado com as notícias e datas importantes da olimpíada.

  • Tiago Flora (editor)

Imagem1

Tiago Flora participou do IYPT Brasil nos anos de 2016 e 2017, e foi membro da equipe brasileira do IYPT 2017 em Singapura. Natural de e atual estudante em São Paulo, já se mudou bastante, mas foi em Valinhos, no Colégio Etapa, que descobriu o torneio. Classificou-se com a sua equipe em 2º lugar no torneio nacional em 2017, ganhando o primeiro prata da competição, e em 8º lugar com o time do Brasil em Singapura. Atualmente faz visitas ao seu colégio do Ensino Médio para acompanhar o andamento dos grupos quando possível e gosta de acompanhar o progresso dos torneios. 

 

Contato:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s